Morador de Tabocas, distrito de Espírito Santo/RN cria técnica de perfuração de Poços Artesianos.

Iranildo Julião de Oliveira, popularmente conhecido por Marreiro, vigia e torneiro, morador da localidade de Tabocas, distrito de Espírito Santo/RN, localizado a 10 km da cidade, cria técnica de perfuração de Poços Artesianos. Segundo. Os poços são perfurados totalmente de forma manual, sem auxilia de máquinas. Todas as ferramentas utilizadas para perfuração e construção dos poços foram feitas manualmente pelo vigia e torneiro Iranildo Julião o Marreiro. O primeiro poço perfurado foi na residência de sua mãe que também reside em Tabocas, a ideia deu certo e a partir daí mais 3 poços foram feitos, o 2ª em sua própria casa, outro em casa de morador da localidade, e o quarto na localidade do Sítio Retiro, que fica a 3 km de Tabocas, um 5º poço já está sendo perfurado (fotos) na residência de um senhor conhecido por Pedrão, que também é morador da localidade.

O gasto total de cada poço após pronto é de 4 a 5 mil reais em média. Esse dinheiro é gasto na compra de equipamentos como, canos, torneira, bomba d’água, mão de obra, entre outros. Geralmente os poços são perfurados com 40 metros de profundidade. São em média de 23 a 28 metros perfurados até encontrar água e 17 a 12 metros de nível de água. A água é abundante e de ótima qualidade.

1ª Passo – A língua de sogra. Equipamento usado para cavar a terra.

Tirando a terra após ter cavado.

Tirando o equipamento que tira a terra para por a língua de sogra para cavar mais uma vez.

Poço já pronto, jorrando água. Por trás.

Por Espírito Santo/RN em Foco.

 

19/02/2011 - Posted by | A Cidade Em Foco!

9 Comentários »

  1. as ferramentas são dele mais a tecnica é antiga, trabalhei em pipa à uns 4 anos atrás e lá vi uma equipe de moradores fazendo o mesmo, mais é um trabalho interessante apesar da notícia de originalidade ser apenas parcial.

    Comentário por aroldo | 23/02/2011 | Responder

    • Só mais uma resalva, algumas casas em tabocas há alguns anos atrás tinham cacimbões mais como chegou água encanada os donos dessas casas fizeram dos cacimbões fossa pra dejetos, ainda hoje usadas, bem se é um lençol freático a água retirada do lençol está contaminada então o bom mesmo é fazer um teste na água e uma fiscalização em todas as casas pois com saúde não se brinca.flw.

      Comentário por aroldo | 23/02/2011 | Responder

      • Sim meu caro com saúde não se brinca mesmo! levei a água a um laboratório e a mesma estar pronta para o consumo, tenho o resultado do exame em mãos. e sobre os cacimbões todos foram aterrados. qualquer dúvida pode mim procurar. Á e sobre a fiscalização, já estar por dentro do assunto e vamos ter um prazer e receber em nossa casa. e o teste na água estar sendo feito a cada seis meses por precaução. obrigado mais uma vez! Iranildo julião

        Comentário por CLEONICE OLIVEIRA | 01/01/2012

    • Sei que a tecnica é antiga, mais as minhas ferramenta fui eu que fiz todas, e fiz o primeiro poço na casa da minha mãe e deu certo. passei a mim interessar cada dia mais e fiz mai algumas ferramentas para facilitar a técnica manual .já tem oito poço pronto, estamos terminando outro. graças a Deus esta dando tudo certo. obrigado pelo comentário!
      Iranildo julião (Marrero)

      Comentário por CLEONICE OLIVEIRA | 01/01/2012 | Responder

  2. Fiquei bastante interessado em manter um contato com “MARREIRO”.
    Preciso dos serviços dele!
    Como o localizo?
    Por gentileza, mandem o endereço ou telefone dele para o meu e-mail:

    joaovianey@uol.com.br

    Grato,

    João Vianey de Farias

    Comentário por João Vianey de Farias | 04/11/2011 | Responder

  3. Achei muito interessante, você fura um poço em carnauba?

    Comentário por Gerivaldo | 22/01/2012 | Responder

    • ola. Gerivaldo, podemos conversa! meu numero é (84) 9154-5785
      me ligue, ou deixe seu numero para que eu possa entra em contato.

      grato, Iranildo “marrero”

      Comentário por CLEONICE OLIVEIRA | 01/02/2012 | Responder

  4. Achei muito bom o trabalho do Marreiro Gostaria de contacta-lo mas ligo e não consigo falar.

    Comentário por Eulálio | 08/09/2012 | Responder

  5. Há tempos procuro um sistema manual para abrir poço, pois gostaria de fazer um na minha chacara, seria possivel voce detalhar o processo de perfuração e uma foto das ferramentas . Onde possuo a chacara é um lugar distante dos centros comerciais e o custo é muito alto. Tenho curso de pedreiro e estou levantando minha casa sozinha, fico muito agradecida se puder me ajudar.

    Comentário por Isabel Cristina | 17/01/2013 | Responder


O que achou? Deixe seu comentário!

