Espírito Santo/RN 51 Anos – História

O pequeno povoado começou as margens do rio jacu com nome de cana brava, em terras pertencentes ao município de Goianinha. Atribui-se o nome de cana brava, a existência abundante as margens do rio jacu de um capim que tinha esse nome. Câmara Cascudo em seu livro, “Nomes da terra”, editado em 1968, já afirmava que a povoação de cana brava á margem do rio jacu, já existia em março de 1835.

A localidade chegou á condição de distrito, com o nome de Cruz do Espírito Santo em dezembro de 1877, atribui-se o nome de Cruz do Espírito Santo, a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, (Padroeira de Espírito Santo), já existente em 1866

Na vida da localidade, sempre voltada para a atividade agrícola um fato alcançou notoriedade. Nos idos de 1870 um bando de cangaceiro intitulados de camisa preta, fazia e acontecia na região, provocando um constante clima de pânico. Foi nesta época que o subdelegado do distrito de Cruz do Espírito Santo conseguiu prender o líder do bando, Manoel Joaquim Camisa Preta, que conseguiu fugir espetacularmente, em fevereiro de 1881, arrobando a porta da cadeia.

Devido a “lei do menor esforço” o nome de Cruz do Espírito Santo foi abreviado para Espírito Santo que passou a ser conhecido no final do século XIX, contando com terras boas, a localidade se desenvolveu com a participação das populações vizinhas de Goianinha e Várzea. Com o nome de Espírito Santo, 9 anos depois com o distrito sempre progredindo, em 4 de Janeiro de 1962, pela lei nº 2.726, no governo de Aluizio Alves, foi criado o município de Espírito Santo na micro região litoral sul  e na mesorregião leste potiguar, o qual foi desmembrado do município de Várzea. Tornando-se município do Rio Grande do Norte. Para dirigir inicialmente o município foi nomeado prefeito, o Sr. Pedro Figueiredo Sobrinho que dirigiu os destinos do município de 09 de Janeiro de 1962 à 31 de Janeiro de 1964.

Sua área corresponde a 158 km², no qual é equivalente a 0,29% da superfície do estado do Rio Grande do Norte que é de 53.166 Km².

Em relação a distancia da capital Natal, através da BR 101 e estadual 003-RN é de 76 Km e em linha reta  52 Km.

Espírito Santo limita-se ao norte com São José de Mipibu e Arês a leste com Goianinha, a sul com Canguaretama e Pedro Velho e a oeste com Várzea e Nova Cruz. O clima do município é do tipo Sub-úmido a leste e semi-árido a sudeste.

VC SABIA?

No ano passado, 04/01/2011 as bandas Forró Pé de Urtiga e Arrastões do Forró fizeram a festa em praça publica nos 49 Anos de Espírito Santo/RN.

Anúncios

03/01/2013 - Posted by | A Cidade Em Foco!

4 Comentários »

  1. ajudou em meu trabalho.

    Comentário por mateus | 19/10/2011 | Responder

    • esse lugar e maravilhoso morei ai durante minha juventude adoro ´sempre vou na festa de janeiro

      Comentário por soraya vasques | 14/11/2011 | Responder

  2. adoreiiiiii

    Comentário por soraya vasques | 14/11/2011 | Responder

  3. Parabéns pela matéria.

    Saudades dai.

    Abraços

    Comentário por Rodrigo | 03/01/2012 | Responder


O que achou? Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: